11.7.13

Sobre memórias, histórias e riso solto...


O Projeto PUXANDO PELA MEMÓRIA VEM HISTÓRIA realizou a sua primeira apresentação para o público infantil no dia 25 e 26 de junho de 2013, no SESC Campinas para as crianças do Projeto Curumim.
Eu fiquei emocionada com a apresentação dos meus queridos alunos Contadores de Histórias. Tive que passar por vários caminhos para alcançar o resultado tão lindo desse trabalho. Essa história começou assim...

Quando cheguei por aqui, percebi neste lugar, muitos atalhos que não conhecia.
Sem pressa, nos primeiros passos encontrei muitas pedras, algumas pequenas, outras grandes e pesadas. Delicadamente e com muito jeito foi se removendo cada uma delas.
Peguei uma vassoura e tirei toda poeira que estava impregnada no caminho.
Teve um dia que caiu chuva forte, raio e trovão, e para minha sorte naquele dia estava com o meu guarda-chuva e consegui me safar do trovão.
Após alguns meses, consegui colocar nesse novo caminho um tapete vermelho parecido com aqueles dos castelos de contos de fadas e vasos de flores de várias espécies.
Apesar de parecer tudo tão bonito, ainda tinha um obstáculo: um muro de tijolinhos antigos bem alto. E todo mundo dizia que sempre foi assim e nunca havia sido derrubado.
O meu coração pediu que eu fosse desmanchando esse muro com cuidado e bem devagar para não quebrar tudo que foi construído ali. Não foi de um dia para outro que consegui desmanchar, demorou um pouquinho e claro, com muito cuidado e persistência, 80% dos tijolos foram retirados.
Fiquei tão feliz e para minha surpresa encontrei um lugar tão lindo …
Esfreguei os meus olhos para enchergar direito e avistei um portal com uma placa o Mundo do Era Uma Vez …
Um lindo Arco-íris me deu boas-vindas, bichos com comportamentos de gente, encontrei o Bambie, personagens dos Contos de Fadas, macaco comendo a sua deliciosa banana numa árvore, ovelhinha que não era Maria-vai-com-as-outras, menina que carrrega brinco de ouro, o rei que queria alcançar a lua, princesa que não parecia ser princesa, os sete irmãos a procura de suas princesas e uma velha com uma faca não mão que passava a manteiga no pão.
Resolvi convidar todos os meus amigos Contadores de Histórias para conhecer esse cenário encantador e para minha alegria a maioria do grupo - Aparecida
Zanetti, Aparecida Tomayno, Cesar Marlone Neto, Conceição Ribeiro, Dolores Fernandes, Leda Correa, Leonilda Rolando, Maria Helena Natal, Tereza Vansinger, Vera Nunes e Yolanda Madureira, rapidamente pegaram na minha mão, fecharam os olhos e pularam o murinho de tijolos para conhecer esse mundo mágico de Contos & Encantos e contaram histórias para crianças do projeto Curumim .


Eles vivenciaram que arte de narrar é capaz de tocar o coração, deixa um brilho diferente nos olhos e principalmente faz a gente sorrir, sonhar e crescer.



Quem ainda não se rendeu, ainda dá tempo…
Eu estou aqui para estender as mãos e ajudá-los a pular esses tijolinhos e sentirem a emoção de Contar Histórias.
Contadores Histórias agradeço pela coragem e principalmente ter acreditado no meu trabalho e ter permito colocar a semente do Contos & Encantos no coração de cada um de vocês.
As emoções não param….
A Cristina Lima coordenadora do trabalho social com Idosos do SESC me entregou um desenho feito pela Bárbara aluna do projeto Curumim. Ela após ter assistido apresentação no dia 25 de junho, foi até a Biblioteca pediu papel e lápis colorido e fez esse lindo desenho.


♥Se quiser ver as fotos mais de perto, clique nelas para aumentarem.
♥No Facebook tem mais fotos, então corre para conferir!

6 comentários:

  1. Oi Paula,

    Amei esse trabalho que vc publicou. Nossa memória tem tanta história... temos que puxá-las mesmo para ver o outro lado do muro... Lindo! Parabéns!!

    Um grande beijo

    Nani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani.
      Agradeço pelo carinho de sempre.,,
      Esse caminho é desafiador e uma história ´puxa a outra e está sendo um grande aprendizado trabalhar com essa galerinha.
      Um grande beijo
      Paula

      Excluir
  2. Babi adoramos seu desenho ficou lindo VC ta de parabéns te amo muito.
    Vovó Abelardo , Tia Rosa e Carol =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua neta Bárbara . Fiquei muito feliz que as histórias tocaram o coraçãozinho dela. Um grande abraço . Paula Negrão

      Excluir
  3. Oi Paula, lindo trabalho...que orgulho!! Cris

    ResponderExcluir

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...