17.6.13

Um Pedacinho do Japão em Valinhos


Às vezes fico pensando que a minha vida só tem sentido porque planto sementes de sonhos, e quando uma delas torna-se realidade...

CONTEI HISTÓRIAS NA ESCOLA DO MACUCO!


Esse sonho se realizou com o convite da Coordenadora Pedagógica Mara Marta Francisco Felipe para contar histórias na III semana literária da escola TOMAHARU KIMBARA, localizada no bairro Macuco na região rural da Cidade de Valinhos. Este evento aconteceu no mês de maio .

Fiquei encantada desde que coloquei os meus pezinhos nesse lugar, e pude ver com os meus próprios olhos o trabalho pedagógico, organização e uma belíssima biblioteca.
Os alunos se renderam ao mundo do ERA UMA VEZ e se divertiram com as muitas histórias do Contos & Encantos.



Os sonhos também atravessam oceanos e por causa de um grande sonho que a escola do macuco foi construída.

Começou assim…
Num lugar muito distante daqui, Shirakawa-Machi, na Província de Furushima / Japão, nasceu um menino sonhador, Tomoharu Kimbara, em 05 de março de 1909, filho de
Nobuyoshi Kimbara e Hisa Kimbara.
Tomaharu chegou pela primeira vez ao Brasil com l9 anos de idade para cuidar das terras que seu pai havia comprado na Fazenda Segunda Aliança, no Município de Mirandópolis, Estado de São Paulo.
Ele permaneceu no Brasil durante quatro anos e depois voltou ao Japão, retornando ao Brasil já casado com Mitsue, por volta de 1955, estabelecendo-se em Mirandópolis, São Paulo.
Depois de alguns anos estabeleceu-se no Bairro do Macuco onde passou a se dedicar ao cultivo do tomate e do seu grande sonho - ter uma escola no bairro .
Os alunos da região tinham que se deslocar, com grandes sacrifícios, para estudar fora. No ano de 1962, a escola foi contruída no bairro do Macuco, formou a primeira turma de estudantes.




2 comentários:

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...