18.4.13

Tudo tem seu tempo...



Hoje trago os ensinamentos de uma mulher simples. Ela tinha uma voz apaixonada, vibrante e  transbordava  do coração grande emoção ao ritmo das  mãos.   

Em 20 de agosto de 1889, nascia mais uma Aninha. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brestas, na  cidade de Goiás, na casa velha da ponte. Ela escrevia sob qualquer papel que caisse em suas mãos. Doceira  por  vocação. Poetisa  por natureza.

  
 Esse grande mestre chamado Tempo esteve ao meu lado para tirar as pedras
do meu caminho e as bagagens pesadas que estava carregando. 
Me fez enxergar que o sol aparece todos os dias para tornar o meu dia mais  iluminado. 
Me fez  acreditar que a felicidade está bem ali ao nosso lado é só olharmos a vida de uma outra forma.  Sabe, aquele olhar de criança que acredita que todos os sonhos podem virar realidade?  

A Verdadeira coragem é Ir Atrás De Seus Sonhos Mesmo Quando Todos Dizem Que Ele é Impossivél.” 
Cora Coralina 

O Mestre determinou o momento da pausa para uma grande reflexão e a hora do despertar.  Um dia, sem mais nem menos, chegou na minha frente, olhou-me nos olhos e disse com convicção que já era hora de voltar a compartilhar os meus  Contos & Encantos!  
E sim, tudo tem o seu momento certo para  recomeçar... 

“Recria tua vida, sempre, sempre. 
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.” 
Cora Coralina 

O  Contos recomeça hoje - 18 de abril de 2013, escolhido em  homenagem ao DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL!


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. 

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. 

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito. 

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. 

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. 

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio? 

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos. 

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar. 

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil. 

♥ texto informativo via: Brasil Escola





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...