17.11.12

Coluna Pequeno Leitor # Pedro Quintans





A Coluna Pequeno Leitor deste mês, traz como convidado especial...Pedro Quintans.
Ele está no segundo ano do ensino fundamental e estuda no E.E. Marechal Mallet.

Tem um ditado que diz assim:
Filho de peixe, peixinho é.
Pedro é filho de Samuel Quintans e neto do Poeta Asa Branca do Ceará.

Tenho uma história com o Pedro do aniversário dele, onde realizei uma roda de histórias para seus amigos. Foi um aniversário diferente com músicas, alegria e diversão, além das histórias.



Samuel Quintans fez uma homenagem ao Pedro:


"Chegou num final de manhã de setembro.
O céu azulado deixava claro que quem chegava trazia uma mensagem de alegria
O sol nasceu diferente. Intenso e cheio de vida.
Seus raios penetraram todas as casas, todas as frestas como que anunciando:
- Ele chegou!
Naquele dia todos comemoraram
Pessoas se aglomeravam nas avenidas de todo o País
Soldados marchavam festivamente
Crianças com seus bumbos, tambores e pratos!
Coreografias desenrolavam-se pelas avenidas
Autoridades discursavam enaltecendo a Nação
E numa só voz se ouvia:
- Ele chegou!
Os mais próximos abraçavam-se fraternalmente
Lágrimas escorriam pelas faces
Lágrimas doces de alegria!
Ele estava lá!
Dizem que nasceu sorrindo. Crianças choram
Ele sorriu!
Parecia entender bem a sua missão de vida
Seria o Guardião da Luz um dia!
Seus olhos entregavam o brilho que trazia dentro de si!
Ser um Guardião da Luz significa proteger bravamente a alegria, o sorriso, a vida e o alto astral!
Os anos se passaram e sua missão sempre bem realizada
Como que por mágica, ele renovava a esperança e dava força para aqueles que já haviam pensado em desistir da vida!
Ele ajudou a buscar mais três vidas. Seus três primos. Encorajou com sua presença
Ele estava presente quando mais uma pessoa estava prestes a se juntar à sua jornada:
Carolina, logo chegaria!
Dizem que naquele dia, tudo parou pra ele. Eu acredito
E você?"

Hoje o nosso Bate-papo é com esse mensageiro da alegria, Pedro.





Pedro, eu estou muito feliz de tê-lo na Coluna Pequeno Leitor.
Você já ouvia história desde pequeno. Quem costuma ler histórias para você? Qual história que você mais gostava de ouvir ?


Sim. Desde bem pequeno. O meu pai. O Pequeno Principe.


Você é um menino talentoso e tornou-se um escritor. Quantas histórias você já escreveu? 


Eu já escrevi 3 historias. 


Poderia explicar como você inspira para produzir os seus textos? Qual foi a primeira história que você escreveu?


No meu Pai e nos meus brinquedos. A história do Ary e o Saci.


Você gosta muito de ler. Gostaria de saber quantos livros que você costuma ler durante o ano, alem dos livros indicados pela escola?


12 livros por ano. Sem contar os livros que meu Pai lê para mim.


 Estou curiosa para saber de sua Biblioteca. Fale um pouco sobre seus livros? Poderia indicar a leitura do livro que você mais gosta.


Eu tenho alguns livros de aventura, de poesias, de piadas, de mágicas, folhetos de cordel, histórias do Club Penguin, clássicos e do Monteiro Lobato.
Os mais legais são a série “Como treinar o seu dragão”, As aventuras de Tintim, Menino de asas, todos do Monteiro Lobato, Os mestres da Disney, A ilha do tesouro, O pequeno filósofo, Gaudencio, A interessante ilha dukontra, Robinson Crusoé, Catando piolhos contando histórias, a serie “Proibido para maiores*”, Ou isto ou aquilo e Que história é essa? Volume 2. (*livros de piadas)


Dica de Livro“Como Treinar o seu Dragão” 

Eu vou ler nas férias deste ano “Viagens de Gulliver” e tenho vontade de ler os livros do Julio Verne.

 Para finalizar o nosso bate-papo, gostaria que você falasse o que você sente quando está lendo um livro? Quais benefícios da leitura na sua vida? E manda um recado para galerinha ler mais.


Eu sinto como estivesse dentro do livro. Eu aprendo a ler e escrever melhor.
As dicas são:
* Comece com livros pequenos e com vários desenhos e aos poucos leia livros maiores;
* Peça para seus Pais lerem para você e
* Leia gibis, que são muito legais!


Agradeço pela oportunidade de ter trocado algumas figurinhas sobre leitura.


Eu que agradeço de ter participado!


Um grande abraço

Até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...