15.11.12

A Lenda do Momotaro


Em uma aldeia que, vez por outra, era atacada pelos "onis", monstros assustadores, um casal de velhinhos ganhou um filho de uma forma inusitada.
Um dia, enquanto o velhinho catava lenhas no bosque, a velhinha encontrou e pegou um pêssego flutuando na água do córrego onde lavava roupas.


Como o velhinho voltou do bosque com fome, logo que viu o pêssego, pegou a faca para fatiá-lo. Mas quando encostou a lâmina, sentiu o fruto se mexer. Assustado, gritou que o pêssego estava vivo. A velhinha correu ao seu encontro para ver o que acontecia, e juntos viram o pêssego se romper e dele surgir um menino.


Depois do susto, os velhinhos resolveram adotar o menino, já que não tinham filhos, e deram a ele o nome de Momotaro, que desde cedo revelou-se destemido. E cresceu ouvindo que "onis" sempre infernizavam o povo da sua aldeia.

"Onis" sãos criaturas misteriosas com formas humanas e chifres na cabeça. Vivem em um castelo numa ilha isolada. Mas, vez ou outra, saem para invadir as aldeias distantes para enganar as pessoas simples, mostrando-se criaturas amáveis, e depois roubar seus pertences. Gostam também de assustar crianças.

Momotaro, aos quinze anos, resolveu libertar o seu povo dos ataques dos "onis". Decidiu, então, ir ao castelo dos monstros e combatê-los. Levou consigo os "kibidangos", um tipo de bolinho de arroz, que sua mãe lhe fizera.


No meio do caminho, o jovem encontrou um cachorro que pediu algo para comer. Ele deu um "kibidango" ao faminto animal, que se tornou seu amigo e, ao saber da missão, juntou-se ao pequeno guerreiro. Os dois encontraram, mais tarde, um macaco faminto que também recebeu um bolinho e tornou-se um aliado. Mais adiante, um faisão, que se mostrou com fome, também ganhou um bolinho e passou a acompanhá-los, em direção à praia.

Já no mar, em meio ao nevoeiro, o faisão, voando por onde a visibilidade lhe permitia, indicava a direção à ilha dos "onis" a Momotaro. Quando finalmente chegaram no castelo assustador dos mosntros, o macaco escalou o muro e destrancou o portão pelo lado de dentro. O jovem guerreiro entrou empunhando a sua espada, iniciando uma violenta batalha.


Dentro do castelo, Momotaro enfrenta valentemente os monstros com a sua espada afiada, auxiliado pelos amigos animais. Faisão, em seu vôo rasante, com seu bico pontudo e garras afiadas,atinge os inimigos na cabeça. O cachorro, com sua mordidas doloridas, e o macaco, com suas unhas afiadas, atacam as pernas dos "onis", e ajudam o pequeno valente a vencer os inimigos.


Dizendo-se arrependido pelos ataques praticados pelos "onis" contra a aldeia. O chefe dos monstros pediu ao Momotaro que os poupassem. Como o jovem aceitou o seu pedido, os monstros devolveram a ele as jóias, moedas de ouro, pedras preciosas roubados dos aldeões. Prometeram que não mais atacariam a aldeia. Os quatro amigos deixaram a ilha num barco cheio de objetos.


Na aldeia, Momotaro procurou pelas famílias que haviam sido vítimas dos "onis" e devolveu a cada uma os seus pertences. Seus pais sentiram muito orgulho dele e o povo japonês o tem como um herói lendário.




...............................FIM ...............................


Estas ilustrações fazem parte dos belíssimos painéis presenteados pela família KIMURA, com a seguinte dedicatória:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...