9.11.12

Namastê! Namaskar!


"Em um domingo ensolarado a Cia Contos & Encantos desembarcou com suas malas e apetrechos na acolhedora e quente Catanduva (cidade do interior de SP).

A bagagem estava repleta de expectativas, saris coloridos, incensos, fotos dos deuses hindus e muita vontade de compartilhar.
Eu e a Paula incorporamos a indiana dentro de nós desde o camarim, vestimos nossos saris, colocamos as pulseiras reluzentes, maquiagem e pra completar o bindi no terceiro olho: tudo pronto pra entrar em cena!

 Nosso público foi bem variado: muitos pais, crianças de colo, crianças pequenas e grandes, todos de olhos bem abertos admirando a nossa contadora apaixonada que os levou do Rajastão – a terra das contruções rosas, morada dos reis e marajás até o estado de Gujarati – o local de nascimento de Mahatma Gandhi – o indiano que mudou pra sempre o destino da Índia e de seu povo, um  líder pacífico com uma grande alma!


 As histórias enfatizaram os valores humanos que regem a vida dos indianos, como a honestidade, a fé, as relações, a esperança e determinação que devemos desenvolver para nos tornarmos seres humanos melhores. A Paula tocou os nossos corações e nos inspirou!



Aproveitei essa minha paixão pelo Oriente (em especial pela Índia), minhas viagens, experiências e pesquisas sobre diversas culturas,  pra também colocar meu pé no palco.
Levei na minha mala relatos, informações, imagens e fotos de viagem dessa cultura milenar tão rica que tive a honra de conhecer e que também me presenteou com um amor – meu marido.
Falando nisso, ele – o Pooja – além de ser nosso motorista, carregou também toda a bagagem da Cia, ajudou na montagem do cenário e a prender as pontas dos saris, e na hora da apresentação preferiu ficar atrás das lentes (essas que registraram todos as imagens desse post) nos assistindo e oferecendo suporte através do olhar.


Seus olhos e os do público brilharam ao me ouvir contando sobre os costumes e hábitos das crianças indianas, a religiosidade desse povo, de como eles convivem com tantas línguas e religiões em uma super população, o tuk tuk (triciclo amplamente utilizado como meio de transporte) que trafega em um trânsito bem atrapalhado.
Realcei o respeito e reverência que eles têm com os mais velhos e seus professores, suas crenças e festivais, falei sobre a alimentação vegetariana e de como eles adoram legumes (dessa parte os pais também gostaram).

Imagino como deve ser gratificante ouvir uma outra pessoa falando com tanta emoção sobre o seu próprio país (nesse quesito acho que ganhei nota 10 do Pooja).

Colocamos bindi nas meninas e elas se sentiram verdadeiras mini deusas e ao final cada participante recebeu como lembrança um elefante vermelho de argila, um símbolo forte de prosperidade e abundância trazida por Lord Ganesha, a divindade que tem cabeça de elefante e que traz boa sorte.

Essa semana estamos nos preparando para mais uma viagem, dessa vez para o país do sol nascente,  alguém sabe o nome do povo que primeiro vê os raios de sol?

Até a próxima..."


Depoimento de Danielle Felippe - idealizadora deste
belíssimo projeto em conjunto comigo, Paula Negrão.

Convite aberto para conhecer um pouco mais da aventuras
da Dani pela Índia? Só passar por aqui.

Um especial agradecimento a equipe do SESC Catanduva,
pelo carinho acolhimento...





2 comentários:

  1. Foi demais essa apresentação!
    Obrigada pela oportunidade de irradiar luz junto com vc Fada dos Contos!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga , fada da luz..
    Boa noite !
    Você não imagina como foi maravilhoso realizar apresentação com a Dona da História kkkkkk
    Você & Pooja trouxeram a Índia para Catanduva . A emoção é nítida nos rostinhos das crianças grandes e pequenas.
    Eu tenho que agradecer pela oportunidade dessa parceria.
    Eu me lembro quando começamos a fofar a terra para colocar a sementinha.
    Obrigada de coração
    Que essa viagem possa multiplicar para levarmos a Índia para todos os cantos.
    Já estou aqui e estou sentindo falta de vocês.
    Namas tê.
    Paula

    ResponderExcluir

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...