20.8.12

O contos no 18º Cole



Contos & Encantos desembarcou nessas férias, num lugar muito especial: 
18º Cole Congresso de  Leitura  do Brasil: O Mundo Grita. Escuta?    UNICAMP  - CAMPINAS
Participar desse evento levando na bagagem o Projeto Viagem ao Mundo através  dos Contos foi uma grande conquista profissional, em especial pela parceria do SESC CAMPINAS.
Através dos contos é possível fazer o público viajar, conhecer mais sobre outros costumes, desvendar os segredos de povos distantes, culturas diferentes e suas particularidades. 
Nessa viagem, os educadores
transcenderam suas fronteiras e limites individuais, permitindo que as características exóticas de cada país enriquecessem   suas vidas, agregando novos valores,  crescendo, evoluindo e expandindo  a  forma de pensar e agir.
No dia  17 de julho, as  histórias  vieram  de longe,  da Mãe  África, especificamente  do Quênia. A apresentação do conto Carne  de Língua    e  a história OS 7 NOVELOS da escritora Ângela Shelf Medearis,  passa-se numa aldeia do país de Gana.

A contadora de histórias, Malu Reis, teve uma participação especial e emocionou  o público  com a narrativa da história Os 7 novelos.
Na segunda apresentação, as histórias também vieram de muito longe, especificamente do Oriente. O Conto de Shaira, passa-se no Estado de Rajastão, a noroeste da Índia, é conhecido como “A Terra dos Reis”.  Na  época Diwali, o Festival  das Luzes, marca o ano novo hindu.  Em todas as casas, há a tradição do rangoli, desenho geométrico ou de figura feita com areia colorida  ou pó  de arroz,  para  enfeitar as entradas  das  casas  e dar as  boas  vindas aos  deuses e todos  os convidados que não deixam de ser  divindades quando visitam as casas.


O segundo conto, O Tocador de Tambor, se dá no Estado de Guzerate, situado na costa ocidental da Índia. O povo de Guzerate comemora quase  2  mil festivais e dias santos todos os anos. Um deles é o famoso Navaratri,  o festival hindu de nove dias em louvor a Divina Shaki, ou a deusa mãe, que  defende todo o universo.
Esses dois contos apresentados no projeto fazem parte do livro Contos  Indianos  Shenaaz Nanji  e Christopher Corr da Ciranda Cultural.

Dia 19, última apresentação com Contos Orientais e outras  histórias, entre eles A  Semente da  Verdade e a Lenda de Momotaro, conto indiano Dize-me com quem  andas..., Conto de  Sabedoria, A menina  chamada Verdade.

Ao final da viagem, o público  pôde  levar  para casa o segredo dos quenianos, As Carnes  de Línguas (histórias). Elas fazem  muito bem para as  mulheres, crianças, jovens, homens e até mesmo para os reis! A importância da união da família na história Os 7 novelos.  Pérolas da sinceridade do Segredo de Shaíra. Não desistir dos nossos sonhos como O Tocador de Tambor.  Nunca  deixarmos  de lembrar das  Sementes  da Verdade  e  buscarmos  no  fundo da nossa alma a coragem e força de Momotaro – O menino pêssego.

Histórias trazidas  de  longe,  do  Oriente  e  do  Ocidente , impregnadas de  sábia  filosofia, poesia e graça.


Como uma semente bem plantada na memória da humanidade, as histórias atravessam eras, continentes e gerações, andam de boca em boca, de mão em mão, até chegarem aos contemporâneos artesãos da palavra que contam e encantam essas  histórias  para crianças, jovens e adultos.


2 comentários:

  1. Paula, que projeto lindo!
    Sou fascinada pelas histórias do Oriente. Anotei todas as referências. :)
    Vou atrás desses contos.

    Saudade de você!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Paula: Só de ver esse blog, dá vontade de assistí-la! Você é o proprio encantamento!

    ResponderExcluir

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...