7.8.12

Amiga Dinda


Como é  bom  ter  uma  amiga  Dinda...Isso mesmo...


Essa  história  começou  há  dois  anos  atrás  na Associação Viva e Deixe  Viver  quando ministrei  uma oficina  para os  voluntários. Lá  estava a  nova  voluntária  participando da  minha oficina.
Fiquei  encantada  com o seu talento! Naquele  instante  já  se manifestava  na  atuação da arte de contar. Depois de alguns dias, pediu autorização para publicar em  seu  site a dinâmica que implementei  no encontro.
O tempo passou e trouxe novas  histórias com a Dinda Elaine Cunha, minha amiga e parceira  profissional.

Neste ano, seu apoio para participar no processo seletivo para o curso de Contação da Biblioteca Hans Christian  Andersen foi especial, sendo assim virou a minha 'amigadinda'.
Entre Dinda e afilhada sempre tem história boa pra contar e no mês passado fui convidada para estrear a coluna de entrevista no Caminhando Contando.

Fiquei  feliz e emocionada pelo convite e o resultado do trabalho da minha querida amiga! 'Bora' conferir?



Caminhando - Por que você quis ser contadora de histórias?
Paula Negrão -  A  verdade que eu não tinha intenção de  ser uma contadora de história. O meu objetivo era realizar trabalho voluntário com crianças.
Nessa época,  eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho do Viva e fiquei  encantada com a estrutura organizacional da Associação e a partir daí conheci a personagem Contador de Histórias.

Caminhando - Você ouvia histórias quando criança? Quem contava para você?
Paula Negrão - A minha  mãe não tinha muito tempo para  contar histórias  todas os  dias. Naquela época a vida  era mais difícil :   quatro filhos, trabalhando fora  e dona de casa e não sobrava tempo nem para piscar olho. Tem uma  memória  afetiva :  eu me  lembro quando ganhei o  livro  O Gato de Botas e vivia com esse  livro para cima e para baixo. 

Caminhando - Como você escolhe seu repertório?
Paula Negrão -  Eu falo que as histórias  que  me escolhem  ....
É um processo bem interessante porque sinto uma emoção gostosa quando estou lendo a história e quando isso acontece é sinal que  ela  está dizendo assim :
-  Você vai me escolher para contar.
Eu também  me identifico com os escritores da Literatura  Infantil  Brasileira:
Ana Maria Machado Ruth Rocha, Eva Funari, Sylvia  Orthof, Giba Pedrosa, Illan Brenman, Andre Neves, Ziraldo entre outros e não posso esquecer de mencionar o Pai da Literatura Infantil  Monteiro Lobato.  

Caminhando - Para você, qual a importância da leitura no desenvolvimento da criança?
Paula Negrão - “ Ler  para  uma  criança muda  a sua  história.”
A criança  quando ouve ou lê uma história  desenvolve  o  foco, atenção, concentração, imaginação e a criança  começa a gostar de ler  histórias pela história.
O momento de leitura  nas escolas  ainda está atrelado com alguma atividade pedagógica  como  ficha de leitura.
Eu  me lembro  que na infância essa atividade  era constante e isso criou um mecanismo ruim e perdi gosto da leitura , isto é não tinha prazer , tornando uma atividade “chata”.

Caminhando - Se pudesse definir em uma frase o momento em que você está  narrando, que frase seria esta?Paula Negrão - A minha maior  felicidade é contar histórias.  Parece  o comercial  do Credicard  :  isso não tem preço.

Caminhando - Alguma dica? Alguma indicação de leitura?
Paula Negrão-  O  caminho  da Arte  de Contar  não tem fim :  estudar , estudar e estudar.
Apesar de 10 anos  de  trabalho voluntário e  cinco anos   profissional, me sinto uma aprendiz.
Eu estou sempre buscando cursos de atualização e  formação , recentemente conclui o curso na Biblioteca Hans  Christian Andersen.

Dica de Livro
Para mim, é o livro de cabeceira do Contador de Histórias. Indico "ACORDAIS: Fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias" da Regina Machado. 



Te convido para espiar o trabalho lindo da Elaine, e emenda com uma visita à entrevista completa por aqui.

Bjo e ótima semana!





4 comentários:

  1. Paula, adorei tua visita carinhosa. Bom que me encontraste e adoro o blog e trabalho da Elaine e sempre que posso, estou lá...Parabéns por fazer parte desse trabalho!! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que as nossas histórias se encontraram.
      Seja bem vinda aos meus Contos & Encantos !

      Um grande abraço

      Paula

      Excluir
  2. Paula Negrão, MUITO prazer em te encontrar também! Teu blog é lindo, tem ideias ótimas e tenho certeza de que vamos trocar dicas e movimentos. O site da Freguesia do Livro você já conheceu? www.freguesiadolivro.com.br
    E acho que você vai gostar desse post do ArteAmiga: um recorte único onde está toda a hostória do meu marido (adorei a ideia de histórias de casamentos).
    http://arteamiga.wordpress.com/2012/06/20/a-delicada-arte-do-recorte/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô agradeço pela visita no meu blog. Eu não conhecia o Freguesia do Livro e adorei. Quero fazer parte dessa história também. Sabe é uma grande contar historias das vida real . Um grande abraço Paula.

      Excluir

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...