31.5.12

Encontro com a Joanaranha


Em  junho  de  2011  realizei o lançamento do  livro SEMPRE FOI ASSIM” da  escritora Denise Bragotto


O livro relata a história de uma aranha, chamada Joanaranha, dotada de um estilo questionador e vivaz, típico das crianças ávidas por conhecer e compreender o mundo. Essa aranha faz perguntas tão certeiras e inteligentes que provoca uma revolução nos paradigmas tradicionais da aldeia, gerando mudanças na maneira de ser de viver e de construir teia. Ao liderar o processo de transformação ela valoriza a originalidade e a diversidade, promove a cidadania e resgata o senso crítico e a identidade criativa das aranhas.


Apesar de utilizar-se de linguagem simples e divertida, a criação da história foi cuidadosamente pensada, de forma que tanto a narrativa, quanto a criação dos personagens e das cenas simbolizassem facetas importantes da criatividade, brilhantemente ilustradas.


O livro traz, ainda, um encarte onde a autora narra, ao leitor adulto, os bastidores da história e o seu processo criativo de forma a prender a atenção do leitor, dotando o adulto de ferramentas que o capacitarão a compartilhar a história com a criança, de forma mais produtiva. Além de oferecer diversão, a obra poderá ser transformar em importante ferramenta de trabalho, adaptada aos mais diversos contextos: familiares, educacionais, terapêuticos e organizacionais.


Esta é a primeira obra infantil da escritora; entretanto, a história é uma metáfora da vida e pode ser divertida e útil para todas as idades.


Além de sua ampla experiência em psicologia: na atividade clínica, educacional e organizacional, Denise Bragotto também tem uma carreira literária respeitada, com três livros de poemas e dois livros técnicos na área da criatividade publicados. Há algum tempo a autora percebeu que poderia expandir seu universo de escritora para a literatura infantil unindo seu talento literário aos seus conhecimentos na área da psicologia e de criatividade.

Este livro trouxe-me várias pérolas para minha vida de contadora de histórias. A mais especial foi me tornar, com muita honra, contadora oficial do livro. E lá fui eu apresentar a Joanaranha por aí...estas apresentações foram na Livraria Cultura no Shopping Iguatemi de Campinas e na Livraria Leitura no Maxi Shopping Jundiaí.




A Joanaranha  me ensinou a abrir os  quatro olhos...
Hoje  não  consigo viver na mesmice porque é  muito bom  viver de forma criativa.
A criatividade está ao alcance de todos! É  preciso apenas, exercitar.
Ferramenta essencial  para o meu trabalho.

CONCLUSÃO: As  histórias nos escolhem  a partir das  nossas  experiências  de vida.

Boa  Leitura!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senta, que lá vem história, conte-me a sua...